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Carros portugueses?- Quem ? que sabia?

No decorrer do S?culo XX, 14 foi o numero de marcas de autom?veis, fundadas em Portugal. A maior parte delas ? totalmente desconhecida da maioria dos portugueses, j? nenhuma opera actualmente, muito por culpa da falta de apoio dos desgovernos, e j? pouco resta para recordar. Ficam aqui algumas das marcas e modelos de autom?veis portugueses mais emblem?ticos.

Alba

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Em primeiro lugar temos o Alba, que foi desenhado e desenvolvido em Albergaria-a-Velha, na metal?rgica Alba, no ano de 1952. A carro?aria era em alum?nio e bem ao estilo Italiano da altura. Todo o carro, inclusive o motor, tem a autoria de Ant?nio Augusto Martins Pereira. O Alba tinha um motor de 4 cilindros de 1500cc que debitavam 90cv, tinha 4 velocidades e atingia os 200km/h. Estima-se que ao todo tenham sido constru?dos 4 exemplares.

DM

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O DM, da autoria de Dion?sio Mateu, foi desenvolvido nas instala??es da Auto Federal Lda., por volta de 1951. Foram produzidas 7 carro?arias diferentes, e conta com um motor de 1100cc com 4 cilindros e com 65cv. O DM pesava 500kg e atingia os 170Km/h.

Edfor

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O Edfor, uma obra do industrial portuense Eduardo Ferreirinha, foi fabricado em 1937. Usa um motor Ford V8 com 3620cc, tem um peso total de 970Kg e velocidade m?xima de 160Km/h. Este foi o carro conduzido por Manoel de Oliveira, quando participava em provas de competi??o autom?vel, durante a sua juventude.

Felcom

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O Felcom, possivelmente o carro portugu?s mais antigo, datado de 1933,? foi constru?do por Eduardo Carvalho a partir de autom?veis que pertenceram a Eduardo Ferreirinha, que mais tarde construiu os autom?veis Edfor. O Felcom continha componentes de um Ford A e de um Turcat-M?ry, sendo o motor de um Ford A, mas transformado com uma cabe?a Miller.

AGB IPA

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O IPA 300, nasceu em Porto de M?s e foi a evolu??o do seu antecessor, o Lusito, produzido pela mesma marca, a AGB. Apresentado na Feira das Industrias em 1958, foi uma referencia da industria metalo-mec?nica nacional da altura. Tinha como base o modelo Astra brit?nico, cujo motor era um British Anzani de 2 cilindros, a 2 tempos, com? 15 cv, 300 CC e 3 velocidades.
Contudo este modelo Portugu?s n?o avan?ou, devido ? oposi??o do ent?o Secret?rio de Estado da Ind?stria, cuja politica industrial da altura, passava por querer fabricar e montar em Portugal, ve?culos de marcas europeias e americanas.

Marlei

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O Marlei foi concebido em 1954 por M?rio Moreira Leite,? um dos mec?nicos mais reputados do Porto na sua ?poca . Tinha como base um Opel Olympia Caravan e foi um dos ?ltimos autom?veis portugueses de competi??o a ser constru?do. Com 48 cv, 4 cilindros, 1588 cc, 4 velocidades, 925 kg de peso total e 160 km/h de velocidade m?xima.

MG Canelas

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O MG Canelas data de 1952, foi um carro carro que correu em muitas provas nacionais dos anos 50. Ao contr?rio da generalidade dos autom?veis portugueses da ?poca, este tinha um chassis tubular de concep??o pr?pria, fabricado em a?o cromo-molibd?nio, soldado nas instala??es das OGMA, e o motor, um 1500 cc de base MG, foi totalmente remodelado e aligeirado. Tinha 95 cv, 4 cilindros, 1500 cc, 4 velocidades, 550 kg de peso total e velocidade m?xima de 195 km/h.

Olda

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O Olda proveniente de ?gueda, surgiu em 1954 e rapidamente conquistou o papel de favorito nas corridas, n?o s? devido ? qualidade do projecto como ao excelente n?vel de condu??o de Joaquim Correia de Oliveira, piloto e t?cnico do ve?culo, e de ?ngelo Costa, respons?vel pela prepara??o dos motores. Denominava-se Olda,contrac??o de ?Oliveira de ?gueda?, retendo as letras mais importantes para a designa??o final. Com 80 cv, motor de 4 cilindros com 1493 cc e 4 velocidades. Peso total de 500 kg e velocidade m?xima de 165 km/h.

Portaro

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O Portaro foi o primeiro Todo-o-Terreno portugu?s, e foi produzido pela FMAT (Fabrica de M?quinas Agr?colas do Tramagal) a partir de 1976. As vendas em Portugal chegaram a atingir volumes perto das 1000 unidades e a f?brica produzia outro tanto para exporta??o. Em 1990, sem qualquer protec??o ? ind?stria nacional, a Portaro fechava as suas portas depois de ter vendido quase 7.000 ve?culos em territ?rio nacional e de ter exportado alguns milhares de unidades. Contava com diversas vers?es, entre elas o Portaro 250 (na imagem) que contava com um motor de 4 cilindros com 71 cv e 2498 cc.

Sado

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O Sado surgiu no final dos anos 70 e foi lan?ado pelo o Grupo Entreposto, que deu continuidade ao projecto iniciado na Famel de ?gueda. Foi posto ? venda em meados de 1982, e custava cerca de 260.000 escudos. O Sado n?o chegava para as encomendas, e as primeiras 50 unidades foram vendidas muito rapidamente, chegando a haver at? lista de espera. Tinha um motor de 2 cilindros com 547cc, produzindo 28 cavalos, 4 velocidades e pesava 480 kg, tinha como velocidade m?xima os 110 km/h.

UMM

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A UMM (Uni?o Metalo Mec?nica) come?ou a laborar a 4 de Julho de 1977, com o prop?sito de produzir viaturas 4?4, rent?veis para uso na agricultura, ind?stria e servi?os.? As carro?arias eram feitas em Mem Martins, onde depois seguiam para a montagem e pintura em Set?bal, os motores eram Pegeout. Confrontada com a falta de encomendas e a falta de apoios do governo, a empresa n?o resistiu, e acabou por abrir fal?ncia em 2006. A UMM chegou a correr no Paris-Dakar, nos anos 80. Foram produzidos ao todo 3 modelos, o Cournil, o Alter e o Alter II, chegando a ser apresentado o prototipo do Alter III (na imagem), que nunca chegou ? linha de produ??o.

 

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